Dois dias após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, três municípios do litoral norte gaúcho pretendem decretar estado de emergência para agilizar os reparos dos danos causados pelo mau tempo. As cidades de Osório, Santo Antônio da Patrulha e Capão da Canoa somam mais de 55 mil pessoas afetadas pela chuva acompanhada de vendaval, que derrubaram postes, destelharam casas e deixaram milhares sem energia elétrica na região.
Em Osório, onde o vento de até 90 km/h veio acompanhado de queda de granizo, cerca de 300 residências foram danificadas - das quais 100 pertencem a famílias de baixa renda. A prefeitura orienta as famílias atingidas - cerca de 400 pessoas - a se dirigir ao Corpo de Bombeiros para fazer o cadastro de vistoria do local e emissão de laudo pela Defesa Civil.
O município de Capão da Canoa registra 20 desalojados (pessoas que tiveram de deixar suas casas e foram abrigadas por amigos ou parentes). Das 30 mil pessoas afetadas pela chuva, duas sofreram ferimentos leves. Também foram registradas duas pessoas feridas em Santo Antônio da Patrulha, onde 25 mil pessoas foram afetadas e 20 estão desalojadas.
Segundo a Defesa Civil, as prefeituras dos três municípios estão adquirindo telhas para reconstruir casas populares. A expectativa é de que o trabalho seja feito entre hoje e sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário