A Universidade Federal do Rio Grande do Sul esteve presente na solenidade acontecida na terça-feira,16, em Brasília, onde houve formalização do campus de Tramandaí. O terreno, de 150.459,73m², fica localizado às margens da ERS 030, a 9 quilômetros do centro da cidade – quase na divisa com Osório.
Cerca de R$ 22 milhões, obtidos por emenda da bancada gaúcha na Câmara Federal e recursos vindos do Ministério da Educação, já estão disponíveis. A universidade já está trabalhando para constituir a proposta didático-pedagógica, que deverá priorizar o desenvolvimento da localidade fora da temporada de veraneio, visando à sustentabilidade. Ainda não há definição de quais os cursos e número de vagas que serão oferecidas.
A sede da UFRGS no litoral também contará com um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertando cursos a distância. O reitor em exercício, Rui Vicente Oppermann, que acompanhou a cerimônia em Brasília, comemorou a inclusão do novo campus da Universidade: “É o reconhecimento de dois anos de trabalho junto à comunidade do litoral norte e à bancada gaúcha. Agora, o desafio é desenvolver o projeto. Ele deverá estar alinhado com o direcionamento dado pelo MEC de que haja uma identidade temática – que, no caso de Tramandaí, é a sustentabilidade”.
No ato, a presidente Dilma Roussef também encaminhou ao Congresso um projeto de lei para a contratação de servidores e abertura de novos cargos para o campus de Tramandaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário