Está confirmada a instalação de uma usina de etanol a partir do arroz em Santo Antônio da Patrulha. O anúncio foi feito pelo diretor da Destilaria Cerealcool Litoral Ltda, Neuto Sangalli e pelo gerente Cássio Sallin ao prefeito Daiçon Maciel da Silva, aos secretários Manoel Adam (Administração), Clovis Salazar (Agricultura e Meio Ambiente), Michele Barcelos (Gestão e Planejamento) e ao chefe do escritório regional do IRGA José Galego Tronchoni. Trata-se da primeira usina do gênero a ser implantada no Rio Grande do Sul.
Os dois dirigentes da empresa foram solicitar ao prefeito incentivos em relação à terraplanagem, transformador de luz e perfuração de poço artesiano.
A unidade será instalada na RS-30 em Portão I no acesso à localidade de Boa Vista, em uma área de 4,2 hectares, devendo gerar 25 empregos diretos.
De acordo com os diretores a usina deverá entrar em funcionamento dentro de seis meses, já na próxima safra de arroz. Para movimentação da caldeira será utilizada a casca de arroz. A matéria prima para a produção do álcool será a partir da quirera do arroz e a sobra do resíduo (vinhoto) será usada para a fabricação de ração animal.
A usina receberá 15 toneladas/dia de matéria prima, produzindo seis mil litros diários de álcool com distribuição em vários Estados além do Rio Grande do Sul.
O investimento é da ordem de seis milhões de Reais dos quais, quatro milhões para a unidade de etanol e dois milhões para a unidade de gás carbônico (CO2).
O prefeito municipal celebrou o anúncio destacando o momento propício vivido pelo município na atração de empresas.
A usina de etanol representa um grande incentivo para os arrozeiros que assim terão alternativas para o cereal não sendo apenas a da comercialização do arroz. Também comemorou o anúncio, o chefe do escritório do Irga José Galego Tronchoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário