03/08/2011

Ciclone acirra o frio e provoca ventos de mais de 100 km/h

Um ciclone extratropical que está próximo ao litoral provocou ventos de mais de 100 km/h na tarde e noite de terça-feira (2) e madrugada de quarta-feira (3). Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Flávio Varone, “o ciclone estava bem próximo ao litoral, provocando ventos fortes e acirrando o frio na região”.

Em Tramandaí (RS), o vento chegou a 96 km/h.

"O ciclone favorece a tempo mais frio, pois acentua a entrada do ar frio sobre o continente, circulando do mar para a terra e empurrando o frio para dentro do continente”, explica Varone.

A previsão é de que as rajadas continuem fortes durante esta quarta-feira (3) até o final da manhã no Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, afastando-se em direção ao mar no fim do dia.

A Defesa Civil estadual registrou destelhamento de casas e queda de árvores e postes de luz devido aos ventos, chegando a faltar luz em algumas regiões. Até o início da manhã desta quarta-feira, apenas a cidade de Três Forquilhas havia comunicado oficialmente estragos pelo vento. Não houve registro de ocorrências graves até então.

A tendência, diz o meteorologista, é que o frio diminua até o fim da semana e as temperaturas aumentem no sábado na região. Há previsão de chuva apenas para o domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário