O número de pinguins atingidos por derramamento de óleo na costa gaúcha pode ser o maior dos últimos três anos. Desde sexta-feira passada, mais de 100 animais apareceram na praia de Imbé, no Litoral Norte, a maioria suja de óleo. Muitas aves já apareceram mortas e outras morreram quando estavam em tratamento.
De acordo com o Ceclimar, os animais não param de chegar cobertos de óleo. O biólogo Maurício Tavares suspeita que é resultado de operação clandestina de transbordo de combustível em alto mar.
— São essas frotas clandestinas que acontecem frequentemente no mar e a gente não consegue detectar. Recebemos alguns animais todo ano. Agora, tantos animais e ao longo de todo litoral denuncia que não é algo pequeno não.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental espera laudos para identificar a causa das mortes.
Nesta época do ano, é comum os animais deixarem seus locais de origem – Patagônias argentina e chilena – em busca de alimentação no litoral sul brasileiro. Por causa do contato com motores de embarcações, os pinguins acabam absorvendo o óleo, que tira a impermeabilidade da plumagem, deixando que a água penetre em suas peles.
Com o frio, os animais acabam saindo da água e indo para areia, ficando também sem alimentação, de acordo com a oceanóloga.


Nenhum comentário:
Postar um comentário